Pesquisar No Site

Prefeitura faz o desassoreamento dos rios da Paca e Guaxinduba

desassoreamento-1
Prefeitura faz o desassoreamento dos rios da Paca e Guaxinduba
foto de uma retroescavadeira

Fotos: Márcia de Paula/PMC

O desassoreamento do rio Guaxinduba é um dos trabalhos mais importantes que a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está realizando atualmente.

Uma escavadeira PC de grande porte faz a retirada da areia, no trecho da avenida Fioravante Paschoalim, entroncamento com a rua Ingá, bairro Martim de Sá, nas proximidades da praia.
O secretário da Sesep, Roberti Costa, acredita que os trabalhos devem ser encerrados em 10 dias. Ele explica que a limpeza do Guaxinduba é essencial para o escoamento das chuvas. “Com esse rio desassoreado, a drenagem dos bairros Cantagalo, Serraria, Cidade Jardim e Martim de Sá aumenta, evitando transbordamentos”.
Outros dois rios que estão em processo de dragagam são o rio da Paca, na região do bairro do Tinga, e o Juqueriquerê, no Porto Novo. Escavadeiras hidráulicas trabalham nas margens fazendo a limpeza para evitar novas enchentes.
Limpeza geral em diversos bairros
Diversos bairros da cidade passam por uma limpeza geral, com serviços de capina, roçada, varrição e retirada de detritos. Nas ruas do bairro Indaiá,  equipes da Sesep se concentram hoje (21) nas avenidas Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná e rua Aristides Anísio.
Ruas dos bairros Morro do Algodão, Martim de Sá, Olaria e Casa Branca  também recebem serviços de limpeza. Na praia do Centro, um caminhão pipa, desde ontem, faz a limpeza da ciclovia, atingida pela lama trazida pelas chuvas.

Fotos: Márcia de Paula/PMC

No bairro Cidade Jardim, próximo ao Cantagalo, a Praça da Avenida José Abel Galvão, esquina com Alameda das Seringueiras, foi totalmente roçada e as guias da avenida estão sendo pintadas.

Roberti Costa explica que a Secretaria está trabalhando de forma acelerada não só na recuperação dos bairros atingidos pelas chuvas, como também fazendo um trabalho geral de prevenção. “Pouco a pouco, retomamos nossa rotina de trabalho, fazendo o melhor por nossa cidade”.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Serviços de roçada, varrição e operação Bota-fora chegam a vários bairros nessa sexta-feira
Serviços de roçada, varrição e operação Bota-fora chegam a vários bairros nessa sexta-feira

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba encerra a semana levando serviços de limpeza de ruas para diversos bairros da cidade. Desde a quinta-feira (14), a Sesep está com equipes espalhadas em várias regiões, levando roçada, varrição e operação Bota-fora, que é a retirada de inservíveis como

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/03/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 6 mil pessoas no fim de semana
Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 8 mil pessoas no fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, será o palco do retorno do Circuito Mares neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, para a 10ª edição do evento que reunirá três mil atletas de diversas localidades. Considerado o maior evento de Águas Abertas e Aquathlon do Brasil, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024